Objetivo:
avaliar a eficácia da radiação UV-C como tecnologia complementar ao beneficiamento pós-colheita de citrus especificamente laranjas e mexericas.
Metodologia:
Foram conduzidos ensaios experimentais distintos em parceria com a empresa Industrade, com a coleta das amostras realizada em uma unidade de processamento (Limeira-SP). Os estudos compararam grupos controle e tratado, ambos com tratamento convencional. A diferença entre eles consistiu na aplicação adicional do tratamento com luz UV-C no grupo tratado. As amostras foram encaminhadas à empresa para a realização do estudo de acompanhamento do surgimento e identificação das lesões. Para evitar contaminação cruzada, as frutas foram armazenadas em caixas separadas (Figura 02 Galeria).
Laranjas:
Foram analisadas dois parâmetros além do tratamento com UV, a Dose de UV e o pós tratamento com cera. Para a dose foram analisadas três alturas de exposição (10 cm, 15 cm e 20 cm) a fim de identificar qual seria a melhor dose. Na análise da cera, para todos os tratamentos, foram coletadas amostras com e sem o enceramento. Ao todo foram oito grupos experimentais que foram armazenados a 25 °C e acompanhados por 56 dias. As lesões foram avaliadas conforme a literatura técnica.
Mexericas:
Após a validação da altura da UV com as laranjas, o ensaio com as mexericas foi conduzido com apenas 2 grupos: controle e tratado com UV-C a 10 cm de altura. As frutas foram monitoradas por um período de 33 dias. As lesões foram avaliadas conforme a literatura técnica.
Resultados:
A radiação UV-C apresentou resultados positivos para ambos os citrus elevando o tempo de vida dos frutos e reduzindo o surgimento de lesões microbiológicas.
Laranjas:
A aplicação de cera não influenciou significativamente o número de laranjas saudáveis ao longo do tempo, sendo desconsiderada como fator interferente. Da mesma forma, as três alturas testadas não alteraram o tempo de senescência. No entanto, ao focar nas lesões microbiológicas, a altura de 10 cm apresentou 41% de melhora em relação às demais, sendo indicada como a mais adequada para os ensaios futuros com citrus.
A aplicação de UV aumentou a sobrevida de 50% dos frutos em 4 dias, passando de 18,4 dias (controle) para 22,4 dias (tratadas com UV). Além disso, foi observado por meio do cálculo da área sobre as curvas que o aumento de sobrevida das laranjas tratadas foi de 8,8% para 20 dias e de 23,4% para 58 dias em relação às amostras controle (Figura 03 Galeria).
Ao analisarmos a incidência das lesões causadas exclusivamente por microrganismos, observou-se uma diminuição em cerca de 40,4% em 20 dias e de 28,1% para 58 dias de análise (Figura 04 Galeria). Além disso, para as lesões classificadas como Podridão Peduncular/Azeda, Pinta/Mancha Preta, Verrugose e Leprose, foram observadas reduções significativas de 19%, 44%, 31% e 46%, respectivamente.
Mexericas:
A aplicação de UV aumentou a sobrevida de 50% dos frutos em 5,4 dias, passando de 9 dias do controle para 14,4 dias no tratado. Além disso, foi observado por meio do cálculo da área sobre as curvas, que o aumento de sobrevida das laranjas tratadas foi de 13,6% em 20 dias e de 23,5% em 33 dias de análise (Figura 05 Galeria).
Ao analisarmos a incidência das lesões causadas exclusivamente por microrganismos, observou-se uma diminuição em cerca de 32,0% em 20 dias e de 26,9% em 33 dias de análise (Figura 06 Galeria). Além disso, para as lesões classificadas como Podridão Peduncular, Podridão Azeda e Lesão por Alternaria, foram observadas reduções significativas de 33%, 66% e 34% respectivamente.
Conclusão:
A radiação UV-C mostrou-se uma alternativa eficaz, segura e viável para o aumento da vida útil e controle de patógenos em citrus no pós-colheita. Em ambos os frutos, observou-se retardamento da senescência, redução expressiva de lesões causadas por microrganismos e manutenção de frutos saudáveis por períodos mais longos. A altura de 10 cm (dose mais intensa) foi a mais eficiente, confirmando sua aplicabilidade prática para ambos os cultivares. Os resultados reforçam o potencial da tecnologia UV-C para aplicação em larga escala na cadeia produtiva de citrus.